Foto: Washington Alves / Vipcomm
O Unilever/Rio de Janeiro derrotou o Sollys/Osasco por 3 sets a 0 (25/23, 30/28 e 25/18) na manhã deste sábado (30), no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), e se consagrou campeão da Superliga Feminina de Vôlei 2010/2011. Este foi o sétimo título da equipe carioca na competição. Na última sexta-feira (29), o Vôlei Futuro venceu o Pinheiros/Mackenzie e ficou com o terceiro lugar.
O primeiro lance da partida já mostrou que o jogo teria muitas emoções. O ponto inicial só saiu após um rali de 38 segundos, quando Sheila, que viria a ser a melhor da partida, conseguiu colocar a bola na quadra adversária. O set foi bastante equilibrado, com o Osasco conseguindo manter no máximo dois pontos de vantagens no placar (14/12, 17/15, 18/16). Mas, com três erros seguidos da equipe paulista, o Rio conseguiu passar à frente (19/18) e depois fechou o set em 25 a 23.
Se o primeiro set foi emocionante, o segundo foi ainda mais dramático. O Osasco começou com três pontos na frente do Rio (5 a 3), mas permitiu a virada do adversário (8 a 7). Foi uma etapa repleta de viradas até o último ponto. O Osasco teve a chance de fechar o segundo set quando vencia por 24 a 23, mas não conseguiu. Depois, foi a vez do Rio de Janeiro tentar vencer a etapa quando vencia por 25 a 24, mas também não teve sucesso. Ao todo, o Osasco teve duas chances de fechar o set, enquanto que o Rio teve quatro oportunidades. O segundo set só terminou após 37 minutos de duração, quando o Rio fechou em 30 a 28.
Já o terceiro set foi bem mais tranquilo. O Rio de Janeiro, mesmo começando atrás, virou o placar logo no começo da terceira etapa, abriu seis pontos de vantagem (13 a 8) e se manteve firme rumo à conquista do sétimo título da Superliga Feminina, vencendo o set em 25 a 18. Sheila foi eleita a melhor da partida e recebeu o Troféu Viva Vôlei.
Premiações da Superliga Feminina 2010/2011
Melhor saque: Thaisa (Osasco)
Melhor ataque: Sheila (Rio de Janeiro)
Melhor bloqueio: Juciely (Rio de Janeiro)
Melhor recepção: Camila Brait (Osasco)
Melhor defesa: Fabi (Rio de Janeiro)
Melhor levantadora: Dani Lins (Rio de Janeiro)